Cyber Squ@re Manager – Gerenciador de Lan House e Cyber Café Free 4.2

Publicado: 07/02/2012 em Software

_LogoSOSTER_TIVladimir Soster – SRTE-RO 1060
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook

“Gerenciador de lan house, cyber café, escolas, computadores em rede, telecentros, laboratórios de informática e similares. Uma solução altamente recomendada para este segmento”

Se você possui uma pequena lan house ou pretende montar uma, não pode deixar de conhecer o Cyber Squ@re Manager. Trata-se de um programa que gerencia vários computadores em rede (e, por isso também pode ser utilizado em hotéis, bibliotecas, entre outros) permitindo que o administrador tenha controle total sobre as máquinas que os clientes estão utilizando: acompanhamento do tempo de uso, acesso a programas, envio de mensagens para os usuários, entre muitas outros.

Além disso, você poderá ganhar uma graninha extra vendendo alimentos e bebidas no seu estabelecimento e controlar tudo isso com Cyber Squ@re Manager – clientes podem fazer pedidos aos funcionários da sua lan house por meio do envio de mensagens e a solicitação ficará registrada no programa para posterior cobrança. Também é possível acompanhar os pedidos de impressão ou de uso de scanner.

No fim do dia, basta visualizar o relatório gerado de todas as atividades desenvolvidas em um determinado período e enviar para o seu e-mail (essa ferramenta permite também que você acompanhe, de outro lugar, o fluxo de usuários na sua lan house por meio de estatísticas enviadas pela internet).

Como funciona

Escolha o tipo de instalação: Manger (Gerente) ou Cliente

Ao instalar o programa, o administrador da rede deverá escolher entre dois módulos: servidor (Manager) ou cliente. O primeiro deve ser instalado no computador que irá controlar as demais máquinas e o segundo em todas as máquinas que farão parte da sua lan house.

Módulo servidor (Manager)

O módulo servidor deve ser instalado pelo administrador da máquina que irá gerenciar a rede de computadores – permite o gerenciamento da lan house (controle do tempo de uso das máquinas, relatórios de vendas). Após escolher esse módulo durante a instalação do programa, será necessário realizar um pequeno cadastro para iniciar o uso.

Visual do módulo de Servidor: administre as máquinas da rede

Após o cadastro será exibida a tela de login de usuário – por padrão há somente o Administrador, que não possui senha. Posteriormente, você poderá criar um usuário para cada funcionário e cadastrar as respectivas senhas. Depois e clicar em “Entrar”, o servidor já está funcionando. Agora, você precisará instalar as máquinas que farão parte da rede e serão controladas pelo servidor. Para isso, será necessário instalar o módulo Cliente em todas as máquinas (veja como fazer no tópico “Módulo Cliente”, a seguir).

Depois de instalar o programa em todas as máquinas, a tela do módulo Servidor, que tinha até então vários ícones de computador na cor verde (que significa que os computadores da rede ainda não tinham sido conectados ao servidor), irão se transformar em azul (cada máquina azul é um computador da sua rede conectado, que pode ser identificado por meio do número que foi atribuído durante a instalação do módulo Cliente).

Principais funções do módulo Servidor

  • Caixa: nessa opção é possível gerenciar todo o caixa movimentado pelo seu comércio e, se desejar, poderá exportar a movimentação para o formato de Excel.
  • Estatísticas: ao clicar nessa opção, será aberto o navegador de internet com várias opções para visualização (logs de ação, vendas diversas, clientes que estão online no momento e clientes cadastrados). Dessa forma, você consegue gerenciar seu estabelecimento em tempo real. Essa opção permite que você gerencie, da sua casa, o andamento da sua loja. Mas, só será possível utilizá-la quando o Cyber Squ@re Manager estiver aberto na loja.
  • Vendas: você poderá visualizar os produtos disponíveis na sua loja, que podem ser desde alimentos, até artigos de informática. Além disso, também é possível verificar os serviços disponibilizados como impressão e uso de scanner.
  • Mensagens: nesse item é possível enviar mensagens somente para um computador ou para todos ao mesmo tempo (os clientes também podem enviar mensagens entre si).
  • Lista de espera: com essa ferramenta, você poderá inserir os clientes que desejam utilizar os serviços da sua loja, em uma lista de espera.
  • Clientes: essa é uma opção muito importante, principalmente para quem vai utilizar o programa nos estados do Brasil que possuem legislação que obriga lan houses a cadastrar todos os clientes. Nesse item, você poderá fazer o cadastro e verificar o tempo de uso do computador de cada um. É também possível criar um “banco de horas” por cliente – por exemplo, se uma pessoa pagar por uma hora e utilizar apenas 30 minutos, o sistema armazenará a informação de que esse usuário possui 30 minutos já pagos para serem utilizados posteriormente.
  • Configurações: em configurações é permito cadastrar os programas que não poderão ser utilizados nos computadores da rede, bloquear clientes, cadastrar funcionários (bem como as senhas para que eles possam acessar o sistema) e os produtos que serão vendidos na sua loja.

Módulo Cliente

O cliente pode interagir com o gerente neste módulo

Execute a instalação do programa nos computadores da rede e escolha o módulo Cliente. Durante a instalação, o software realiza a busca do servidor automaticamente (você também poderá fazê-lo de forma manual).

Na tela de configuração, há quatro abas (Aplicativos, Aparência, Dados de acesso e Rede). Veja as principais funções de cada uma.

  • Aplicativos: nessa aba é possível verificar os aplicativos que estão sendo disponibilizados para uso naquele computador. Esses programas deverão ser determinados, no módulo Servidor, e classificados em três categorias (Jogos, Internet e Escritório). Ao clicar em um determinado ícone de uma ferramenta, o cliente será direcionado diretamente para ele, agilizando o acesso.
  • Aparência: você poderá definir a imagem de fundo dos computadores (que poderá ser o logotipo da sua loja, por exemplo).
  • Dados de acesso: é possível inserir o nome de usuário e senha do administrador.
  • Rede: exibe o número do computador e o IP da máquina servidor a qual o computador está vinculado (é possível também testar a conexão).

Administrando os serviços

Administração de serviços

Há duas formas de oferecer seus serviços: pré ou pós-pago. No módulo Servidor, clique em Clientes, selecione o usuário e clique em Vender Tempo. Em seguida, escolha entre pré-pago (de 10 minutos a 3 horas) ou pós-pago (usa e depois paga as horas utilizadas).

Importante: na modalidade pré-paga o programa fecha as ferramentas que o cliente estiver utilizando assim que o tempo comprado for encerrado mas, emite avisos, de 5 minutos até o último minuto, antes de finalizar o acesso.

    É necessário fazer cadastro antes de começar a utilizar o programa

    Roda em Windows 98, XP, Vista, 7
    Disponível nos idiomas: Português Português
    _Clique Para Fazer o Download

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s