Mensagens sobre a empresa na internet podem levar a demissão por justa causa

Publicado: 04/04/2010 em Notícias

Vladimir Soster
Me siga no Twitter

Ideal é empresas terem política sobre uso das redes sociais.
Demissão de executivo da Locaweb anunciada na terça (30) é um alerta.

A demissão de um executivo da empresa de hospedagem Locaweb anunciada na terça-feira (30) após o profissional provocar são-paulinos pelo Twitter usando o nome da companhia, patrocinadora do clube na partida contra o Corinthians, alerta sobre uma postura que, segundo especialistas, pode provocar a demissão por justa causa de um funcionário: usar indevidamente o nome da empresa em redes sociais na internet.

De acordo com o advogado trabalhista Alan Balaban Sasson, as empresas podem usar, por exemplo, de princípios jurídicos para fazer a demissão por justa causa quando um funcionário cita o nome da empregadora na internet sem prévia autorização. Sasson explica que é possível alegar que o profissional agiu de má-fé com determinada postura tomada no mundo virtual.

Evite problemas

Funcionário

Avalie o peso de sua opinião na empresa e no mercado antes de postar uma mensagem. Quanto maior o cargo, maior a responsabilidade pelo que é dito.

Tenha em mente quem ou o que poderá atingir com suas opiniões. Tenha consciência de que clientes, chefes e subordinados poderão ler o que escreve.

Lembre que a internet é um ambiente público, onde a repercussão de qualquer assunto é abrangente e rápida.

Entenda que se existem porta-vozes pré-definidos na empresa é porque existem razões para isso. Não se comprometa com assuntos que não são de sua responsabilidade.

Pense no futuro e em como as opiniões ditas de maneira impensada podem impactar suas relações profissionais.

Empresa

Oriente os funcionários sobre a demasiada exposição nas mídias sociais

Estabeleça critérios de comunicação para os profissionais e denomine porta-vozes na empresa

Mantenha um canal aberto para dúvidas e aconselhamentos sobre qualquer tipo de comunicação que o funcionário estabeleça

Alerte os funcionários a serem sempre profissionais nas colocações e posicionamentos na internet ou em qualquer meio público

“O executivo decidiu, em comum acordo com a diretoria da Locaweb, desligar-se de suas funções”

No caso da Locaweb, o executivo não teve sorte ao fazer brincadeiras pelo Twitter durante o jogo entre São Paulo e Corinthians no domingo (28).

Corintiano, o diretor ironizou o São Paulo em suas mensagens e chamou o time de “bambi”, além de usar o nome da empresa nos tweets. Na partida, a Locaweb patrocinava pela primeira vez o time.

Logo após o jogo, o executivo apagou as mensagens do Twitter e pediu desculpas ao São Paulo, mas a postura não foi suficiente para conter os torcedores que replicavam as frases na rede social.

Após o incidente, a Locaweb reforçou que a opinião do profissional não corresponde à da empresa e anunciou a demissão do funcionário em seu blog oficial. De acordo com a companhia, “o executivo decidiu, em comum acordo com a diretoria da Locaweb, desligar-se de suas funções”.

Manual de conduta
O advogado Sasson afirma que o ideal é que as empresas elaborem um manual de conduta sobre como os funcionários devem agir nas redes sociais quando o assunto for o nome da empresa.

Caso o profissional desrespeite esse manual, por exemplo, ele também poderá ser mandado embora por justa causa por indisciplina. Outra situação que prevê a demissão por justa causa é quando o funcionário, de alguma forma, fere a imagem da empresa pela internet, diz Sasson.

Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, orienta ser fundamental ter uma comunicação clara por parte da empresa sobre o que pode ser colocado ou não nas mídias sociais.

“O funcionário deve ser orientado a separar completamente a vida particular da profissional e a consultar os responsáveis e superiores para saber se pode se referir a temas ligados à empresa nesses meios. Dessa forma, evitam-se mal entendidos”, disse.
O gerente de comunicação da Locaweb, Guilherme Mazzola, afirmou que, antes mesmo do ocorrido, a companhia finalizava uma política formal de orientação para o ambiente virtual na empresa, de forma a evitar equívocos como os de domingo. A empresa informou que agora o processo será reforçado e agilizado.

Imagem
Para Neli Barboza, diretora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, um dos riscos que o profissional corre ao falar o que bem entende sobre a empresa em redes sociais é prejudicar a imagem ou até mesmo causar dano financeiro à corporação, uma das razões pelas quais as empresas podem demitir funcionários que tomam tais atitudes.

Um dos riscos que o profissional corre ao falar o que bem entende sobre a empresa em redes sociais é prejudicar a imagem ou até mesmo causar dano financeiro à corporação"

Mazzola, da Locaweb, afirmou que a empresa acredita que os clientes compreenderão que o incidente não reflete a posição institucional.

“Continuaremos mantendo e mostrando nosso trabalho com a responsabilidade de sempre, entendendo que este foi um caso isolado e pontual que não representa em nada o que a marca Locaweb é no Brasil e em outros países”, disse.
A especialista Neli alerta que o funcionário pode ferir inclusive a própria imagem. “As pessoas confundem o uso das redes sociais. Elas entendem que o uso é pessoal e não social”, diz. Ela alerta para o fato que uma imagem construída em toda a vida profissional pode ser facilmente mal interpretada e destruída pela internet.
De acordo com Neli, já aconteceu de um candidato ser eliminado de um processo seletivo por participar de uma comunidade do Orkut chamada ‘eu odeio acordar cedo’.

"A selecionadora interpretou que o profissional poderia chegar atrasado, o que pode não ser verdade, uma vez que muitas pessoas não gostam de acordar cedo e nem por isso são atrasadas”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s