Internet concorrerá a Prêmio Nobel da Paz

Publicado: 12/03/2010 em Notícias

Vladimir Soster
Me Siga no Twitter

O Instituto Nobel Norueguês confirmou hoje que a internet concorrerá ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.

A ferramenta será um dos 237 candidatos – o maior número da história – a competir pelo prêmio simbólico de dez milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), a ser entregue na cerimônia do dia 10 de dezembro, em Oslo.

Segundo o manifesto pró-candidatura, a internet se torna “uma ferramenta de paz”, pois permite que todos os habitantes do mundo se conectem e façam florescer a democracia.

“É por isso que o próximo prêmio Nobel da Paz deveria ir para a internet. Um Nobel para cada um de nós”, justifica um dos trechos do manifesto, escrito pelo Grupo Internet For Peace.

Enviada às vésperas do fim das inscrições, em fevereiro, a candidatura partiu das mãos da ativista iraniana Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio em 2003, e foi amparada por personalidades do ramo tecnológico-social, como Nicholas Negroponte, fundador da One Laptop Per Child, e Joi Ito, CEO da Creative Commons.

Alguns críticos, porém, vêem a candidatura como “golpe de marketing” por ter apoio de empresas ligadas ao ramo tecnológico, como as revistas Wired dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Itália.

Em sua defesa, Riccardo Luna, editor da versão italiana da publicação, diz que a internet merece o prêmio pelo único fato de “ajudar no avanço, no diálogo, no debate e no consenso”.

O Nobel da Paz é dado para a pessoa (ou organização) que “fez o melhor trabalho por fraternidade entre nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos de paz”.

Com a eclosão de episódios online como as denúncias de fraude eleições iranianas, o recolhimento de doações em meio a desastres naturais e videoconferências sobre assuntos em caráter emergencial, a internet é vista como um candidato forte ao prêmio.

Pelos mesmos motivos, os criadores da World Wide Web (WWW) – Tim Berners-Lee, Larry Roberts and Vint Cerf – também foram indicados e possuem grandes chances de se tornarem vencedores.

O Comitê anunciará os ganhadores em 8 de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s