Ladrões usam tecnologia para bloquear GPS de veículos

Publicado: 26/02/2010 em Segurança

Vladimir Soster

Alguns criminosos têm utilizado bloqueadores de sinais de GPS e de radiofrequência importados da China para furtar ou roubar veículos de luxo, que poderiam ser rastreados por seus proprietários.

 

De acordo com o site do jornal inglês The Guardian, os bloqueadores são colocados na mesma frequência do sinal de rastreamento, de forma a confundir os dispositivos rastreadores, que não conseguem distinguir a exata localização do automóvel.

Os dispositivos bloqueadores de sinal também têm sido utilizados por funcionários, quando os veículos são rastreados pelas empresas, para poderem realizar trajetos não autorizados. O uso inadvertido, no entanto, pode causar sérios problemas na área de alcance do bloqueador.

Em entrevista ao site do Financial Times, Alan Frant, um especialista em rádio navegação, explicou que, em um experimento na costa da Inglaterra instrumentos rastreadores de navios à vela, os barcos são mostrados navegando em terra firme a uma velocidade de milhares de nós.

O receio de atividades terroristas com o uso desse tipo de bloqueador fez com que desde 2002 fosse desenvolvido, com apoio do governo do Reino Unido, um detector de bloqueadores de sinal de GPS.

"Se perdermos o sinal de GPS em aviões ou outros dispositivos que necessitam de precisão, como redes de emergência ou estações de energia, estes perdem a habilidade de aplacar estes tipos de ataques terroristas, que podem ser sérias consequências", alerta Charles Curry, diretor de gerenciamento da Chronos Technology, que desenvolveu um protótipo do dispositivo para uso em aeroportos, portos e outros locais que dependem da precisão de nanossegundos dos GPSs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s