Adeus Internet Explorer 6

Publicado: 03/02/2010 em Hardware

Vladimir Soster

Download Fim do Internet Explorer 6 - A própria Microsoft está recomendando que os usuários mudem de navegador! Leia a notícia completa, saiba por que essa versão não deve mais ser usada e confira as alternativas freeware para substituí-la

O navegador da Microsoft, com 10 anos de existência, está em processo de extinção. Veja quais são os motivos apontados para o fim e outras opções de navegadores

O recente caso do IE 6 pode ser explicado por meio de uma analogia simples: quando você sai de casa, você tranca a porta ou deixa-a aberta? Se você é como a maioria das pessoas, a deixará fechada por razões de segurança. O IE 6, por exemplo, é uma espécie de casa em que a porta sempre está aberta. Qualquer pessoa pode entrar e roubar o que quiser, sem preocupação. Resta a pergunta: por que continuar nessa casa insegura?

10 anos de uso

Lançado em 2001, junto com o Windows XP, o Internet Explorer 6 é usado por 20% dos usuários, segundo a NetMarketShare. Um dos motivos é que, por vir instalado como padrão, os usuários têm menos interesse em procurar outras opções.

A falta de conhecimento sobre informática é outro motivo apontado; outra vez, recorre-se ao senso comum. A incompatibilidade com os novos padrões de tecnologia é outra explicação, mais técnica e lógica. Independentemente do motivo, continua sendo usado, mesmo depois de 10 anos.

IE 6 nunca mais

Como descrito na analogia do primeiro parágrafo, o Internet Explorer 6 tem a segurança como principal problema. Segundo a explicação no blog "The Windows", o navegador não tem recursos para se proteger contra acessos remotos não-autorizados e roubos de informações online.

O Google anunciou nesta semana que não dará suporte ao IE 6. Até março deste ano, o Google Sites e Docs estarão indisponíveis nessa versão do navegador. O YouTube também deixará de oferecer suporte, sem data definida e o mesmo com o Orkut futuramente. Campanhas para deixar de usá-lo foram amplamente noticiadas nos sites de tecnologia. O maior exemplo é o IE 6 no more  ("IE 6 nunca mais").

Em breve, outros sites farão o mesmo, e, querendo ou não, o navegador não será compatível com os novos padrões de segurança e tecnologia de Internet. Então, teoricamente, não existem motivos para continuar usando-o. Mas, quais são as alternativas existentes ao browser quase extinto da Microsoft?

Outras opções

A primeira alternativa mais popular é o Firefox, o navegador mais bem cotado na tabela comparativa do Superdownloads. Em segundo lugar, o Chrome, que agora possui extensões e recebeu uma grande atualização recentemente. Em terceiro lugar, a oitava versão do Internet Explorer que, segundo estudo do laboratório americano NSS, é o navegador mais seguro.

Independente da escolha, o recomendado é não usar o IE 6 – por motivos de segurança e tecnologia. Se você não sabe o que escolher, vale a pena ler o tabelão do Superdownloads: cada recurso é comparado. Abaixo, uma lista com os navegadores mais baixados do Superdownloads. Escolha um e dê adeus definitivo ao Internet Explorer 6. É o mais seguro.

Aproveite o espaço para comentários para criticar, elogiar, dizer qual navegador está usando atualmente e até indicar algum navegador que poderia estar nesta lista. Sua opinião também é importante.

Internet Explorer Em português Bronze No ranking semanal

"Agora o Internet Explorer 8, ou IE8 (como é conhecido), promete ser mais compatível com os padrões da web. Versão em Português!"

Mozilla Firefox 3.6 Em português Ouro No ranking semanal

"Nova versão do browser Firefox ganha recursos para exibir vídeos sem precisar de plug-ins; permite navegação anônima e muito mais"

Google Chrome Em português Bronze No ranking semanal

"Chrome é o novo navegador da Google, com visual limpo e que promete trazer novos recursos e navegação mais estável"

Opera Alpha Em português Bronze

"Navegador web alternativo rápido e compatível com as principais tecnologias, com cliente de e-mail, chats IRC, bittorrent e mais"

Safari

"Safari, o popular browser do Mac, é a grande novidade para o Windows"

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s