Pacote do Office 2010 traz boas mudanças para os usuários

Publicado: 12/01/2010 em Hardware

Vladimir Soster

 

À primeira vista, o Office 2007 foi uma grande reformulação. Ela me fez pensar na curva de adaptação aos novos menus e no novo modo de interagir com uma ferramenta que uso no trabalho e em casa.

Gostei muito da mudança que foi feita em todos os aplicativos do pacote de escritório, mas, claro, existem algumas ressalvas e pontos que poderiam ser melhores ou diferentes.

Semana passada, recebi um convite para experimentar o Office 2010, o próximo grande lançamento da Microsoft e fui rapidamente baixar a versão beta do pacote.

Se você quiser experimentar o Office 2010, clique aqui. Atenção: Trata de uma versão beta que pode apresentar falhas e é disponibilizada justamente para que profissionais e entusiastas possam testar e ajudar no desenvolvimento da versão final que será comercializada. A versão beta não está disponível em português do Brasil. Por isso, os menus apresentados nas imagens estarão em inglês.

Esta coluna irá retratar algumas das novidades e minhas primeiras impressões do pacote.
Aparência reformulada
A primeira mudança no novo programa é sua aparência. O Office 2010 é muito parecido com a versão 2007. Chama a atenção a “morte” do botão do “Office” – aquele botão redondo com o logotipo que fica no canto superior esquerdo dos aplicativos – justamente uma das grandes novidades da suíte 2007.

Foto: Reprodução

O pacote perdeu o botão do Office que foi substituído pelo menu File. (Foto: Reprodução)

Como pode ser visto na imagem acima, o botão foi substituído por uma aba chamada File que abriga basicamente as mesmas coisas que o botão do Office, porém com uma organização diferente que ocupa a tela inteira quando clicada.
A tela de abertura de novos documentos ficou mais visual, com ícones grandes, o que pode ser mais agradável para o usuário.

Foto: Reprodução

Ícones grandes deixam a tela mais agradável e ajudam a identificar os tipos de documentos que o usuário pode criar. (Foto: Reprodução)

Controle de versão
Algo que me chamou bastante a atenção no menu File foi a opção Versions dentro do item Info. Pelo visto, teremos um controle de versão dos arquivos criados e editados. O controle de versão é muito útil ao realizar muitas alterações em um documento e, em meio a este processo, acabar perdendo algo relevante. Basta voltar para uma versão anterior e resgatar a informação perdida.
Abas sem grandes mudanças
As outras abas não sofreram grandes mudanças, apenas alguns refinamentos como no antigo mapa do documento, que agora tem o nome de “navigation” e conta com uma caixa de busca como pode ser visto na imagem ao lado.
Criação de abas
A grande novidade no Office 2007 foram os menus em formatos de abas, porém o usuário não tinha condições de criar novas abas e a atribuir a elas as funcionalidades que mais gosta. Isso mudou no Office 2010. Para criar as abas, é preciso entrar no menu File, depois em Options e em Ribbons. Abaixo, há um exemplo de aba que criei com algumas funcionalidades selecionadas aleatoriamente. 

Foto: Reprodução

Novas abas personalizadas. O usuário poderá destacar as ações que mais usa em um único local. (Foto: Reprodução)

Suporte a 64 bits
Esta é uma novidade tardia, pois há muito tempo que temos computadores com processadores de 64 bits e só agora o Office chega a este patamar. Onde mora a vantagem? Quem trabalha com Excel e usa planilhas gigantescas terá melhores condições de trabalho, pois o aplicativo irá rodar mais rapidamente.
Word

 Foto: Reprodução

Filtros permitem deixar as imagens estilizadas sem precisar abrir um editor de imagens. (Foto: Reprodução)

Não vi grandes novos recursos no Word, mas um me chamou a atenção: efeitos artísticos em fotos que aplicam mudanças simples, mas bem legais em imagens que são anexadas aos documentos. Claro que não é um recurso que motivaria alguém a comprar o Word, mesmo porque, com um programa grátis como Paint.Net, é possível ter efeitos bem mais avançados.

Também apresenta uma nova funcionalidade que aplica efeitos visuais ao texto como pode ser visualizado na imagem abaixo. O efeito é bem similar ao WordArt, presente no pacote Office desde seus primórdios, mas é mais refinado e não substitui o velho “WordArt” ainda presente na aba Insert.

Notei também a presença de um botão Screenshot na aba Insert, que permite a inserção de imagens presentes na área de transferência do computador. O botão conta com um recurso de captura de tela que minimiza o Word ao ser clicado e permite a captura de uma parte da tela, ideal para quem está fazendo manuais e tutoriais que usam telas de programas.
PowerPoint
Olhando o PowerPoint 2010 pela primeira vez, logo notei uma nova aba chamada Transitions, que traz diversas opções de transição de slides. Este recurso não é novo, mas o fato de ganharem uma aba própria os coloca em destaque. 

Foto: Reprodução

Efeitos de transição do Power Point 2010. Agora ficou mais fácil adicioná-los na apresentação. (Foto: Reprodução)

Uma novidade bastante interessante é o recurso de Broadcast do Office 2010. Ele permite transmitir apresentações por meio de um serviço on-line. Após ativar o serviço, o usuário receberá uma URL para fornecer aos seus contatos para que eles assistam a apresentação. Testei o serviço e ele é bem simples e rápido.
O PowerPoint traz mais recursos multimídia, com novas ferramentas para lidar com arquivos de vídeo. É possível aplicar filtros e recursos básicos de edição.
Excel
Não notei grandes novidades no Excel. Ele é uma ferramenta bem completa. Reparei na existência de uma ferramenta chamada Sparklines que traz minigráficos que ficam direto nas células e deixam as planilhas graficamente mais interessantes.

Foto: Reprodução

Minigráficos direto nas células. Recurso novo e muito interessante para deixar as planilhas com maior impacto visual. (Foto: Reprodução)

Em um computador de 64 bits usando o Office 2010, o Excel mostrará seu valor para quem trabalha com grandes volumes de dados.

Outlook
Tenho a impressão que o Outlook foi o programa que a Microsoft dedicou maior atenção. Na versão 2007, chamou a atenção o fato de o Outlook não ter recebido o mesmo tratamento estético que o restante do pacote Office, mas o 2010 está totalmente reformulado, com abas como os demais integrantes da família.

Foto: Divulgação

O Outlook ganhou um visual muito mais bonito e organizado, parecido com o resto dos aplicativos do Office. (Foto: Divulgação)

Um recurso muito comum para os usuários do Gmail foi incorporado ao Outlook. Agora é possível agrupar mensagens por “conversas”. Esse tipo de agrupamento foi bastante impactante quando surgiu o Gmail e foi muito fácil de acostumar-se a ele. Agora no Outlook, ele deixa o uso do sistema mais familiar para quem se acostumou com o recurso na ferramenta do Google.

Novidades e versões
O Office 2010 irá contar com uma versão on-line para criação e edição de conteúdos diretamente pelo navegador. A proposta, certamente, é concorrer com o Google Docs. Também contará com uma versão especial para dispositivos móveis.

De acordo com o site da Microsoft, teremos as versões (para computadores):
Office Home and Business 2010 (mais simples);
Office Professional 2010;
Office Professional Plus 2010 (mais completo).
Considerações finais
Não testei os demais aplicativos no pacote disponibilizado pela Microsoft, como o InfoPath, SharePoint e Access, pois preferi dar atenção aos programas mais comuns e utilizados no mercado.

Gostei do Office 2010, pois me pareceu bastante estável para uma versão beta e também bastante rápido. Apesar dos testes não focarem no desempenho, ele me passou uma sensação de ser mais rápido em relação à versão 2007. 

O lançamento está previsto para o próximo ano e creio que falta muito pouco para que a versão final do pacote fique pronta.

A grande pergunta é: será bom migrar para ele? Para quem trabalha com planilhas grandes, a resposta é sim, pois o suporte de 64 bits será fundamental para o aumento da produtividade.

O recurso Broadcast do PowerPoint também pode ser um diferencial que fará as pessoas atualizarem seu pacote de escritório

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s