Carros do Google começam a mapear Rio e São Paulo

Publicado: 04/01/2010 em Hardware

Vladimir Soster

Veículos deverão percorrer as cidades por cerca de quatro meses.
Parceria com Fiat vai colocar 30 ‘fotógrafos’ motorizados nas ruas.

0,,21252668-EX,00

Modelo Fiat Stilo foi adaptado para receber o kit de captura de imagens do Google Street View. (Foto: Divulgação)

Os carros do Google começaram a fotografar nesta segunda-feira (4) São Paulo e Rio de Janeiro para o serviço Street View. O trabalho de mapeamento das duas cidades – as primeiras a contarem com o serviço no Brasil – deve durar de três a quatro meses, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia. Após essa etapa, ainda segundo a assessoria, serão mais três ou quatro meses de trabalho na edição e tratamento das imagens captadas pelos veículos.

A chegada ao Brasil do serviço do Google que digitaliza imagens das ruas no serviço de mapas da empresa foi anunciada pela companhia em julho, quando começou o período de testes em Belo Horizonte, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual.

Em julho de 2009, leitor fotografou carro do Google em Belo Horizonte. (Foto: Kleiris Nascimento/VC no G1)

A parceria do Google com a Fiat leva às ruas 30 carros modelo Stilo, adaptados para capturar as imagens enquanto circulam. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes – as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo. Segundo executivos das empresas envolvidas, o Stilo foi escolhido por apresentar tecnologias avançadas, que facilitam a integração com o equipamento de captura das imagens.

O objetivo da empresa é digitalizar todas as ruas das regiões metropolitanas dessas cidades, o que resulta, segundo estimativas, em 1 milhão de quilômetros a serem percorridos. O Google diz que, em áreas com alto índice de criminalidade, vai seguir orientações de autoridades de segurança para que a captura de imagens seja bem sucedida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s