Saiba como aumentar sua popularidade no Twitter

Publicado: 10/07/2009 em Hardware

A maior prova da popularidade do Twitter é o crescimento assombroso de mais de 1300% em 1 ano.

 

Você ainda não conhece o Twitter? Quer aprender a usá-lo? Então leia esta materia e aprenda a usar a ferramenta.

O Twitter, criado em 2006, passou de pouco mais de 475 mil usuários para a impressionante soma de 7 milhões de contas criadas. Esta ferramenta simples, baseada em mensagens curtas, de 140 caracteres, e usada por uma vasta gama de personalidades caiu no gosto das pessoas e gerou uma série de sites e serviços paralelos que aprimoram a experiência do usuário. Hoje vou elencar alguns destes serviços, além de algumas dicas e observações sobre este fenômeno.


>>>> Muito além da web

É possível ler e escrever suas mensagens a partir de dispositivos móveis, complementos do navegador web e outros meios.

Via celular
Se você tem um iPhone, uma boa pedida é o Twinkle, aplicativo que permite ver as atualizações de outros usuários e ler as mensagens particulares recebidas. Outro cliente interessante para o aparelho da Apple é o Twitterrific.

Foto: Reprodução

Aplicativos para celular, Twitterrific e Twibble. (Foto: Reprodução)

Se você tem um celular que usa o sistema Symbian (aparelhos Nokia) pode experimentar o Twibble. Um dos recursos interessantes deste aplicativo é a possibilidade de incluir em que lugar você fez sua postagem no Tiwitter – isso em celulares como o N95, que tem GPS embutido. Outro aplicativo é o Synble, que tem um ponto negativo: você precisa se cadastrar no site do aplicativo para conseguir usar o serviço.

Via computador
A maneira mais comum de usar o Twitter é pela página do serviço, mas existem outras formas. No texto do G1 que apresenta o Twitter foi citado o TwitterFox, que permite interagir com o Twitter a partir do Firefox. Além dele, existem soluções mais interessantes que são instaladas no PC e fazem o Twitter parecer um Comunicador Instantâneo. O Blu, por exemplo, tem uma interface rebuscada com todas as funcionalidades básicas do Twitter. Mesmo sendo rebuscado, ele é simples de usar, com botões de ação bem definidos para atualizar o Twitter, responder ou reenviar mensagens, entre outras funcionalidades.

Foto: Reprodução

Twhirl e Blu, aplicativos que podem ser instalados no PC e explorar todos os recursos do Twitter. (Foto: Reprodução)

Já o Twhirl tem uma interface mais simples, porém fica um pouco confuso ao trabalhar com janelas separadas. A ferramenta tem todos os recursos que você vai precisar para o Twitter.

Recenteente foi lançado um plugin para o Internet Explorer que permite a postagem de noticias com redutor de link, para baixa-lo e instalá-lo é só clicar aqui

 

No mundo Mac
O Tweetie tem duas versões de um aplicativo completo para Twitter – uma atende aos usuários de MacOS, outro é para quem usa iPhone e iPod.

 

>>>> Serviços adicionais

Compartilhe imagens
O Twitpic é um serviço de compartilhamento de fotos via Twitter. Para usá-lo, basta inserir seu usuário e senha do Twitter e enviar suas fotos, que vão entrar automaticamente nas atualizações.
O serviço permite enviar fotos direto do celular, por e-mail. Na página existe um link com um número de série (PIM) e um endereço de e-mail exclusivo para envio das fotos. Basta anexar a foto ao corpo do email, escrevendo a mensagem que será publicada, e colocando o PIM no campo assunto.

Links curtos
O twitter é muito usado para divulgação de links e um dos recursos imprescindíveis é o de encurtar endereços dos sites. O mais usado é o TinyURL, que cria endereços bem curtos. Outra opção é o o Brasileiro Migre-me e o is.gd.
Na prática você pode escolher qualquer um deles. O Migre.me tem uma série de informações estatísticas que podem ser interessantes, além de criar listas de links mais enviados pelo Twitter e outras funcionalidades.
O funcionamento dessas ferramentas é simples. Você pega um link grande, por exemplo este: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL402571-6174,00-SAIBA+COMO+APROVEITAR+AO+MAXIMO+OS+RECURSOS+DO+TWITTER.html. Depois de passá-lo pelos programas de redução, ele ficará assim: http://migre.me/zzo.

Estatísticas e popularidade
Curiosidade se mata com estatísticas. Saber se você é popular, se você é muito lido ou como se comportam seus seguidos e seguidores são informações interessantíssimas para muitos usuários do Twitter. Veja agora algumas opções de serviços deste gênero:

Foto: Reprodução

Grader e Tweetrush – estatísticas de uso e popularidade no Twitter. (Foto: Reprodução)

Grader: O serviço gera um ranking de popularidade baseado no total de seguidores e quantidade de atualizações. O interessante é que este ranking é por região, ou seja, mostra quem é mais popular na cidade do usuário.
TweeTrush: Exibe estatísticas de atualizações dos usuários, por dia e por hora.
Twitalyzer: Mostra as estatísticas para medir a popularidade do usuário através de seu comportamento, também dando dicas através das estatísticas do que fazer para ser mais popular.
TwitterFall: Ajuda o usuário a ver tudo que acontece – tudo que é escrito – sobre uma ou mais palavras-chave. Basta adicionar as palavras e ver tudo o que está sendo dito sobre ela no Twitter, em tempo real. Ideal para acompanhar temas como eleições, final de campeonato ou algum fato marcante que a comunidade fale a respeito.
Twubble: Quem das pessoas que me seguem podem ser relevantes ou interessantes para que eu as siga? Esta ferramenta faz uma varredura completa nas pessoas que você segue e sugere outros usuários para aumentar sua lista de seguidos.
Mr. Tweet: Serviço similar ao Twubble, porem mais intuitivo, o site também ajuda a seguir aqueles que te seguem.

 

>>>> Mil e uma utilidades

Gostaria de desenvolver o assunto agora, fazendo alguns comentários sobre o uso do Twitter.

Sou contra, por exemplo, a regra de seguir quem me segue. Creio na importância de seguir quem eu quero seguir e, desta forma, ler coisas que podem vir a ser interessantes para mim.
Escolhendo as pessoas que você segue, é possível filtrar a quantidade de informação recebida, seja ela "importante" ou apenas banalidades divertidas. Seguir centenas ou até milhares de pessoas não nos permite, efetivamente, acompanhar todo o conteúdo.
O Twitter é uma rede social? Sim. Justamente por contrapor idéias e pessoas. Mas ele pode ser uma ferramenta passiva se o usuário tornar-se um mero leitor.
Como em toda rede social, o comportamento está sempre em evidência. As pessoas vão ler, comentar e criticar o que o usuário fizer. Saber o que escrever e como escrever é importantíssimo para não ser deixado de lado por seus seguidores.
Para se ter uma dimensão da complexidade e abrangência do que se fala em uma rede destas, bastar olhar o histórico de noticias do G1, como por exemplo: Twitter de jurado pode anular julgamento de US$ 12,6 milhões e Mensagens no Twitter ajudam a salvar esquiador perdido nos Alpes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s