2.200.000 PCs no Brasil estão vulneráveis ao Conficker

Publicado: 20/04/2009 em Hardware

Vladimir Soster

A Sophos divulgou um alerta onde informa que muitos usuários ainda não se atualizaram contra o exploit que torna seus PCs vulneráveis ao Conficker. E olha que a atualização esta disponível desde Outubro de 2008.

No Brasil temos mais de 20.000.000 de internautas e destes 11% (2.200.000 milhões) não estão atualizaram o sistema opracional e estão infectados.

Sintomas: Seu antivirus não consegue se atualizar, você não consegue navegar nos sites de empresas de antivírus, não consegue atualizar o sistema operacional e nem navegar em algumas páginas da microsoft, e em alguns casos, não conseguem desistalar os antivirus instalados e quando instala, a instalação chega ao final mas o programa não funciona para se ter uma ideia um antivirus de 78mb depois de instalado ocupa somente 11mb e o resto onde foi parar?

E a única maneira de você desinstalar é contratando um profissional capacitado (não o seu amigo safo) ou usar um proxy para poder navegar nos sites e conseguir as atualizações.

O worm Conficker, além de se atualizar via P2P (Programas de Compartilhamento de arquivos como emule e outros do gênero), está deixando um arquivo misterioso nos computadores infectados. Pesquisadores estão analisando o código do software deixado nas máquinas infectadas e suspeitam de que o arquivo seja um keylogger (programa que captura tudo que é digitado no teclado) ou algum outro programa usado para roubar dados da máquina.

O software parece ser um componente .sys que se oculta por trás de um rootkit. O software é totalmente criptografado, o que acaba tornando a análise de seu código mais difícil, informaram os pesquisadores.


Conficker está ativo e se atualizando via P2P

Mas nem tudo esta perdido clique no link em azul para baixar o programa que eliminará o WORM: atualização MS08-067. Mas antes de rodar o programa, desconecte o cabo de rede. Se você clicou no link e resultou em uma página não localizada é sinal de que você esta com o computador infectado :(

A atualização, corrige uma vulnerabilidade que permite que o Conficker infecte os PCs. A Microsoft chegou a oferecer US$ 250.000 de recompensa para quem fornecesse informações que levassem à prisão dos criminosos por trás do worm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s