Novo worm ataca dispositivos móveis

Publicado: 25/02/2009 em Hardware

Um novo worm visando dispositivos móveis está se espalhando rapidamente através de mensagens SMS, de acordo com pesquisadores da Fortinet. O worm, chamado SymbOS/Yxes.Alworm (ou "Sexy View"), ataca dispositivos com o SymbianOS S60 3rd Edition FP 1, afetando aparelhos como o Nokia 3250, que inclui recursos de navegação na web.


Nokia 3250, um dos aparelhos afetados pelo SymbOS/Yxes.Alworm

Uma vez instalado, o worm é executado como "EConServer.exe" para confundir o usuário, já que o processo legitimo é o "EComServer.exe", (o falso é escrito com a letra “n” e o verdadeiro com a letra “m” conforme destacado em negrito) Toda vez que o dispositivo é reiniciado. Além de possuir diversas variantes, o worm foi criado para destruir certos processos, como o gerenciador de aplicativos.
O worm procura por números de telefone armazenados no dispositivo infectado e tenta enviar mensagens SMS contendo um link para o malware. Ao clicarem no link, os usuários fazem o download de uma cópia do worm, que começa a se propagar enquanto reúne informações sobre as vítimas, como número de série do aparelho, e as envia para um servidor remoto controlado por hackers.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s