Aprenda a editar seus vídeos facilmente no Windows Live Movie Maker

Publicado: 03/02/2010 em Hardware

Vladimir Soster

Opção simples e gratuita para reunir as filmagens das suas festas.
Veja como salvar direto para o YouTube e outros recursos do programa.

Férias de fim de ano, muitas fotos e vídeos gravados em câmeras digitais e celulares. Sempre existe aquele trecho do vídeo que não queremos mostrar para ninguém ou mesmo montar um vídeo menor para colocar na internet com um tombo de um amigo, na esperança de torná-lo celebridade no Youtube.

Como fazer para editar vídeos de forma simples e rápida? A resposta é o Windows Live Movie Maker da Microsoft. Ele funciona em computadores com Windows Vista e 7. Para usuários do Windows XP a opção é usar o Windows Movie Maker 2.

O Windows Live Movie Maker não é o melhor programa para esta tarefa. Entretanto, é uma opção gratuita e muito intuitiva atendendo, assim, àqueles que não querem um trabalho profissional e, sim, um meio de editar de forma descomplicada seus vídeos domésticos.

Indisponivel/Indisponivel

Windows Live Movie Maker – Interface parecida com o novo pacote Office da Microsoft. (Foto: Reprodução)

A interface segue o padrão que será adotado no Office 2010. Bons menus em abas largas e botões grandes para definir as funcionalidades.

À direita ficam os arquivos que irão compor seu vídeo – você pode adicionar vídeos, fotos e arquivos de áudio para montar suas composições. À esquerda está localizado o player que irá exibir o vídeo que você está montando.

A captura de tela abaixo mostra uma linha do tempo com dois vídeos, três imagens e também uma trilha sonora.

Indisponivel/Indisponivel

Linha do tempo com vídeos e trilha sonora. (Foto: Reprodução)

Para adicionar vídeos e fotos a linha do tempo, basta usar o botão adicionar vídeos e fotos. Caso queira inserir uma trilha sonora ao vídeo, use o botão adicionar uma música.


Editando os vídeos


Cortes

Clique sobre o vídeo presente na linha do tempo e repare nas abas, surgirá uma nova denominada ferramentas de vídeo, clique sobre ela e localize o botão ferramenta de corte.

Essa ferramenta permitirá cortar partes do vídeo. Para isso, posicione o vídeo no ponto inicial do corte e aperte o botão definir ponto inicial. Repita do processo com o ponto final e aperte o botão definir ponto final. Para finalizar, aperte o botão salvar corte.

Uma vez aplicado o corte, o trecho selecionado será removido.

Se você quiser apenas separar o vídeo em duas partes para inserir um novo no meio, ou mesmo uma foto, use a aba ferramenta de vídeo; reproduza até o ponto que queira dividir e aperte o botão dividir.

Esse processo também pode ser usado para misturar dois vídeos ou mesmo colocar uma foto no meio do vídeo. Os itens – vídeos e imagens – na linha do tempo podem ser reposicionados do jeito que você quiser, basta clicar sobre o item e arrastá-lo com o botão esquerdo do mouse.

Indisponivel/Indisponivel

Ferramenta de corte e divisão de vídeos. (Foto: Reprodução)

Som

Você pode manipular o som individualmente de cada vídeo, porém as opções são bastante limitadas. Clicando sobre o vídeo e abrindo a ferramenta de vídeo é possível manipular o volume do vídeo. O ideal é deixar no mudo quando você quiser colocar uma trilha sonora na sua edição final.

Fora o volume, é possível também definir um efeito de inicio e fim do som. Esse efeito é básico. Define como o som irá começar: surgirá automaticamente; irá começar baixinho e, depois, vai aumentando. São efeitos chamados de fade, que podem ser: nenhum (áudio original); lento (começa mudo e vai surgindo vagarosamente) e rápido (que começa mudo porem rapidamente chega a volume estabelecido).

Clicando sobre a trilha sonora uma nova aba surge: as ferramentas de música. Porém, as opções também são bastante restritas. Pode-se manipular o volume e estabelecer o efeito de fade. As trilhas sonoras não podem ser cortadas pelo Windows Live Movie Maker.
Adicionando elementos ao vídeo

Na aba página inicial existem algumas possibilidades de inserção de elementos aos vídeos. São elas:

· Título – Esta ferramenta permite inserir um título ao vídeo, nada mais é que a introdução com textos editáveis. Você pode escolher o tipo de letra, tamanho e cor. Também pode escolher a cor do fundo e a transparência do texto.

· Legenda – Ferramenta para adicionar uma legenda a qualquer momento do vídeo.

· Créditos – Tem a mesma finalidade do Título, porem serve para finalizar o vídeo.
Adicionando efeitos ao vídeo

Na aba efeitos visuais existem opções bastante básicas de efeitos a serem aplicados aos vídeos. São opções de modificação de colocação. Para que essa ferramenta seja mais efetiva é razoável dividir o vídeo em diversas partes, assim, é possível adicionar o efeito a apenas momentos específicos do vídeo.

Indisponivel/Indisponivel

Ferramenta permite a adição de efeitos simples ao vídeo. (Foto: Reprodução)

Existe também uma opção de controle de brilho, ideal para clarear trechos que ficaram escuros da gravação, mas a ferramenta não faz milagres nesse quesito.
Adicionando efeitos de animação ao vídeo

Esses efeitos são bons para aplicar transições entre vídeos ou mesmo entre fotos para evitar aquela sensação da tela piscando. Eles só podem ser inseridos no início da foto ou vídeo na linha do tempo. Por isso, recomenda-se também dividir o vídeo em várias partes, caso queira inserir alguma animação no meio. Além de escolher uma animação você pode determinar por quanto tempo ela ficará ativa. O tempo máximo é de dois segundos.


Salvando e compartilhando


 Indisponivel/Indisponivel

Vídeos direto do Movie Maker para o YouTube.

 

Vídeo editado, agora chegou a hora de gravar o vídeo no computador e também compartilhá-lo com seus amigos.
O primeiro passo é salvar o projeto do Movie Maker. Dessa forma, será possível voltar a editar seu vídeo. Para isso, tecle F12 e salve em seu PC. Para gravar o vídeo final, clique no menu do programa e vá a opção salvar filme, selecionando a opção definição padrão. Se seu vídeo for widescreen, selecione a opção apropriada.

 
Para compartilhar os vídeos com seus amigos no Youtube, use o menu específico na aba página inicial. Clicando sobre o ícone do Youtube o programa irá pedir seu usuário e senha na rede de vídeos. Uma vez autenticado, o programa pedirá um pequeno cadastro do vídeo e em seguida irá transferi-lo automaticamente para o Youtube.

About these ads
comentários
  1. spider8luh disse:

    Estou começando a produzir um vídeo sobre dumb-cosplays de Homestuck, e, pelo o que se vê disponível, só há GIFs. Mas eu não consigo encontrar o suporte de execução de GIFs animados. Poderia postar sobre o tema? Isso virá a calhar tanto agora como em todos os futuros trabalhos de vídeo em MSPA.

  2. nina disse:

    godtaria de fazer uma pergunta e possivel depois de fazer toda edção gravar em dvd e rodar nele normalmente que nem filme

  3. bunny disse:

    você sabe como misturar dois vídeos recortados e ficarem a amostrar ao mesmo tempo se tiver resposta tem aqui meu email para dizer me erica_witch200@Hotmail.com obrigado adeus

  4. Tainá disse:

    deixa eu te perguntar vocÊ sabe como coloco o comecinho da 2º música dentro do finalzinho da 1º música ? só estou conseguindo encostar uma na outra e esta parecendo que dei pause. fica super feio =/

  5. maisa disse:

    como eu coloco imagens na frente do video mais tocando mais com imagens na frente para naum aparecer eu ???

  6. Jéssica disse:

    Tem como colocar a minha fala no WLMM? Por que eu não estou usando a opção, eu queria demais colocar a minha voz , por que tenho que narrar umas cenas….

  7. elisabete disse:

    como posso declamar em cima de uma música no movie maker? no lugar editar não tem essa linha de tempo…onde encontrar e usar um microfone??

  8. jakeellyne carala disse:

    Cooom baixo esse progama para meu pc?

  9. Aby disse:

    No novo Movie Maker tem como colocar outras musicas vc só tem que encolher a barra da musica assima da imagem e inserir outra.

  10. Aby disse:

    Como coloca gif animados? Pode postar?

  11. Arilson disse:

    Quem pode me dizer como faço pra deixar a musica mais baixo qdo o video começar com a voz … quero deixa a mesma musica e com o som do video mais alto.. n estou conseguindo ou esta versão n tem como? aguardo resposta urgente abraço!

  12. Jéssica disse:

    Queria saber como colocar gifs no video. To tentando mas não consigo. :/

  13. sandra mara disse:

    Leandra, eu trabalho assim uso a ferramenta ponto inicial pra maracar o inicio do video, se quero fazer mais alguns corte eu clico em dividire deixo correr, qdo chega no ponto que quero clico dividir e excluo o que sobrouai toco o barco ate achar o ponto final, sempre dividindo e excluindo.

  14. Laura disse:

    Como q eu coloco uma nova aba em branco…Tipo, eu prefiria o outro.

  15. Leandra disse:

    Usei a ferramenta de corte do vídeo como explicado aqui, porém ao visualizar o projeto o corte não é respeitado, ou seja, mostra uma parte do vídeo que cortei fora. Só queria usar o miolo do vídeo. O que há de errado?

  16. Otavio Soares disse:

    Oi pessoal
    Queria saber como coloco legenda num filme com Wmovie Maker do win 7?
    Tenho o video,e as legendas em str.Como sincronizar?
    Aguardo uma ajuda
    otavio

  17. Sandra Regina disse:

    O único problema que eu tenho com o live movie maker é que eu não consigo inserir gifs animadas, as imagens ficam paradas e no xp isso era possível. Alguém tem alguma sugestão?

  18. Bianca disse:

    Esse novo é bom,o ruim é que não tem como cortar a música e por isso prefiro o antigo.Quero fazer um video com várias musicas e nesse novo não tem como :/

  19. JHONN disse:

    A VERDADE É QUE TÁ UMA M….
    sem linha do tempo .
    não temos mais liberdade para editar nada!!! retrocedeu o WMMAKER!!!!

  20. Winnetou disse:

    eae galera, eu tenho um duvida.É possível recortar a música? Porque na versão anterior do movie maker possuía esta possibilidade, agora não tem como fazer isso, pois eu gostava de recortar a musica e colocar entre ela(musica) a minha fala.

    • Duany Silveira disse:

      o antigo tinha a possibilidade de tirar a imagem dos videos e deixar somente o audio. Esse não descobri ainda, mas pelo que parece, não tem.

    • Sandra Regina disse:

      É sim, na parte superior vc irá ver iserir música e, após inserir, vc poderá notar uma abinha dizendo música editar. ali vc determina onde vc quer que a música inicia ou pare! Tem umas expressões do tipo “início”, “final”, vc põe o vídeo para rolar com a música e quando chegar no ponto que deseja, clique em um desses botões!

  21. Marcos disse:

    achei ele muito bom facil de mecher so senti falta da linha do tempo com ela a edição fiaca mais fácil, so faltou isso a linha do tempo

  22. Vera disse:

    QUANDO COLOCO SOM, NAO SE OUVE NENHUM SOM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s